Blog da Jal

Faróis Auxiliares

Com a popularização dos faróis de neblina, muitos motoristas optam por usá-los combinados com as luzes de posição. O carro ganha um ar intimidador, e o fato de ter potência semelhante à do farol baixo leva muita gente a crer que eles servem como substitutos. Mas não é bem assim.

“Farol de milha” é um nome popular para faróis auxiliares de longo alcance. Eles são análogos à luz alta, e usá-los em vias iluminadas e/ou ao cruzar/seguir outros carros é uma infração de trânsito (artigo 223 do Código de Trânsito).

O farol de neblina, apesar da lâmpada de 55 Watts como a do farol baixo, usa um projetor desenhado para produzir um facho curto, porém amplo. A neblina é formada a, no mínimo, 30 centímetros do chão por minúsculas gotículas de água que refletem a luz como papel branco. Para melhorar efetivamente a visibilidade, os faróis de neblina precisam iluminar por baixo do nevoeiro, e por isso geralmente são posicionados na parte inferior do para-choques do carro, bem abaixo da altura mínima permitida para um farol principal (no Brasil essa altura é 50 cm).

Alguns carros são equipados de série somente com luzes de neblina traseira, sendo os faróis opcionais. No Brasil os modelos mais comuns desse tipo, equipados apenas com lanterna de neblina, são o Renault Clio, o Peugeot 206 e o Ford Focus.

As lanternas de neblina são relativamente recentes nos carros nacionais; elas se tornaram mais comuns nos anos 1990 e talvez por isso muitos motoristas ainda não se acostumaram a elas ou sequer sabem que há uma luz dessas na traseira do seu carro. Também por isso, algumas pessoas os chamam de farol de milha; nos anos 1960, 1970 e 1980 muitos carros eram equipados apenas com esse tipo de farol auxiliar.

A nova lei que obriga o farol baixo durante o dia em rodovias, o farol de neblina também pode ser usado como complementar, mas não como substituto. Apenas as DRL (luzes diurnas) podem ser usadas no lugar do farol baixo, uma vez que são projetadas exatamente para este fim.

Nenhuma luz de neblina é proibida sem que haja neblina (ou chuva ou pó). As luzes traseiras não devem ser usadas em condições normais por questão de segurança. As dianteiras podem ser usadas como complemento ao farol principal, mas nunca como substitutas. Use-as dessa forma, mantenha os projetores regulados e você não incomodará ninguém, nem será multado.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?